5 de set. de 2011

DICAS IMPORTANTES PARA ECONOMIZAR ENERGIA



Em muitas coisas podemos economizar energia (isso é útil e necessário)!
v Faça a manutenção periódica das instalações elétricas de sua residência, fios mal encapados ou mal isolados causam fuga de corrente, desperdício de energia e perigo de incêndio.
v Calibrando os pneus do carro, se economiza 10% no gasto de combustível; Dirigindo a 90 km/h em vez de 110 km/h, a economia é de 25%; Andando de ônibus em vez de carro, a economia é de 80%.
v Em prédios, não chame mais de um elevador; utilize as escadas o máximo possível, com isso você estará fazendo exercício físico e ainda economizando energia elétrica.
v Recolha em recipientes separados o lixo seco e o lixo orgânico. Descubra formas de reutilizar o que irá para o lixo seco ou venda-o para reciclagem; já o lixo orgânico, pode servir de alimento a animais ou de adubo na horta.
v Uma faxina periódica evita que se guarde coisas que fazem gastar mais energia (latas, roupas em desuso, cortinas, tapetes, enfeites...). Analise: os produtos de limpeza são caros, gastamos mais tempo, água e eletricidade para deixar a casa limpa, e ainda podem aparecer “bichinhos indesejados” e nos darem mais despesa com venenos ou doenças.
v Economize água, com isso estará economizando energia elétrica. Nada de lavar calçada ou carro com água corrente; feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça.
v Plante árvores: elas produzem sombra, evitando o aquecimento das residências e o uso de ar condicionado ou ventilador, e ainda melhoram a absorção do gás carbônico do ambiente.
Produtos descartáveis
v Utilize menos produtos descartáveis (copos, fraldas, latas de refrigerante, latas de conserva, sacos plásticos...), isso ajuda a economizar energia para produzir, transportar e reciclar tais produtos, diminui a quantidade de lixo, e gasta menos dinheiro para comprá-los de novo.
v Procure comprar artigos mais duráveis, e dê preferência àqueles que têm embalagem de papelão ou vidro (em vez de plástico e isopor). Várias embalagens podem ser reutilizadas, evitando a necessidade de mais embalagens e mais energia para produzi-las.
v Se reutilizar ou reciclar papéis (exceto o papel higiênico), poderá economizar mais de 50% no uso desse material; sem contar que menos árvores precisarão ser cortadas para fabricá-los novamente.
Fogão a gás
v Ao cozinhar, tampe as panelas; Abaixe a chama quando o alimento começar a ferver, assim reduzirá o desperdício de gás enquanto o alimento cozinha.
v Os fornos do fogão a gás e do microondas são bem mais econômicos do que o forno elétrico. 
v Ao sair de casa não deixe o fogão ligado - por economia e por segurança; o mesmo vale para o ar condicionado, televisão, rádio, lavadora de roupas e lâmpadas.
Lâmpadas
v Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que, além de gastar até 75% menos de energia, duram mais. Mas não esqueça de que essas lâmpadas contêm substâncias tóxicas e não devem ser jogadas no lixo comum.
v Evite acender lâmpadas durante o dia, abra bem as janelas e utilize ao máximo a luz do sol.
v Pinte paredes e tetos de cor clara, e estará melhorando a iluminação do ambiente.
Chuveiro
v O chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica numa casa. Ajustando-o para a temperatura morna, a economia é de 30%, e para a temperatura fria é de 100% - faça isso quando possível.
v Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e lava os cabelos, tente reduzir o tempo da água correndo para cinco minutos em chuveiros de 5400 W, um banho de apenas 11 minutos consome 1 kWh de energia!
Aquecedor elétrico
v Na hora de comprar, escolha um modelo levando em conta a potência do aparelho e o tempo que ele vai ficar ligado. Quem deixa bastante tempo ligado deve usar um de potência mais baixa, faça os cálculos antes, vale a pena (Energia = Potência x tempo ligado).
v Aquecedores usados para esquentar água em tubulações, se forem a gás em vez de elétrico, proporcionam uma economia de 60%; Se um aquecedor solar apoiar o elétrico, a economia será de 70%. 
Ferro elétrico
v Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passar de uma só vez.
v Regule o ferro para passar inicialmente as roupas mais finas, depois aumente a temperatura para as mais grossas - não fique trocando a cada peça a temperatura do ferro.
v Na hora da compra, procure os modelos a vapor, que são mais econômicos.
Geladeira e Freezer
v Ajuste a temperatura de geladeira a cada estação do ano, e de acordo com a quantidade de coisas que você põe dentro. Evite colocar alimentos ou líquidos quentes na geladeira ou no freezer. 
v Evite abrir a porta da geladeira várias vezes e por tempo prolongado.
v Não forre as prateleiras com plásticos ou guardanapos, dificultando a circulação do ar.
v Faça o descongelamento periodicamente, evitando que se forme uma camada de gelo maior que meio centímetro.
v Deixar a grade que se encontra na parte de trás arejada dá uma economia de 15%; portanto não utilize a grade para secar panos e calçados.
Lavadora de roupas e de louças
v Quando usar máquina de lavar roupas e louças, ligue-as com sua capacidade preenchida; Se você colocar menos peças ela vai gastar água e eletricidade da mesma forma.
v Diminua o tempo de funcionamento da máquina, colocando as roupas de molho algumas horas antes.
Televisão
v Evite o hábito de dormir com a tevê ligada.
v Quando ninguém estiver assistindo, desligue o aparelho. O mesmo vale para o aparelho de som.
v Sempre que possível, faça com que todos assistam aos programas juntos, evitando que vários aparelhos estejam ligados ao mesmo tempo dentro de casa.
Secadora de roupas
v Não misture roupas grossas e finas, pois enquanto as grossas não estiverem secas, as finas também não estarão. Lembre que utilizar ar frio é bem mais econômico do que ar quente.
v Se utilizar o varal em vez da secadora, a economia de energia elétrica será de 100%.
Ar condicionado
v Na hora de comprar, escolha um modelo adequado ao tamanho do ambiente e com controle automático de temperatura. Limpe periodicamente os filtros, para não dificultar a circulação de ar.
v Na instalação, instale-o em lugar que não pega sol e na altura adequada.
v Quando o aparelho estiver em funcionamento, mantenhas janelas e portas fechadas.
Se puder substituir o ar condicionado por ventilador de teto, a economia será de 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário