5 de set. de 2011

Fontes de energia, precisamos de todas elas!


Fontes Renováveis e Não-Renováveis de Energia
A renovabilidade de uma fonte é medida em relação ao tempo de vida do ser humano. Uma fonte de energia renovável pode ser abastecida, ou se desenvolver, dentro de um intervalo de tempo útil para as pessoas. Temos como exemplos: a comida, a madeira, o carvão vegetal, a água, a energia solar e o vento.
Por outro lado, uma fonte de energia não-renovável tem sua formação tão lenta, a ponto de se tornar esgotável num intervalo de tempo comparável à existência humana, não conseguindo ser reposta rapidamente. O carvão mineral, o petróleo e seus derivados, o gás natural e os combustíveis nucleares são recursos não-renováveis.


Fontes Convencionais e Alternativas de EnergiA
Fonte convencional de energia é a designação usada para aquela fonte cujas tecnologias de conversão de energia de uma forma em outra estão plenamente desenvolvidas, e cujos custos são considerados economicamente aceitáveis; tal fonte é utilizada na produção de energia a nível comercial. No Brasil, são fontes convencionais as usinas hidrelétricas e termelétricas (para produção de energia elétrica), a lenha, o petróleo, etanol e os alimentos (para produção de energia química).
Ao contrário, a fonte não-convencional ou fonte alternativa de energia tem tecnologias ainda não completamente desenvolvidas; apresenta problemas de aceitação pela sociedade, quase sempre por razões econômicas. É chamada de fonte alternativa porque é usada como uma alternativa para ajudar as fontes convencionais na produção de energia, como os coletores solares, os biodigestores e os geradores eólicos, marítimos e geotérmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário