10 de jun. de 2011

Para que estudar Física ?


A Física é atuante no mundo e, mesmo que você “não goste”, ela está presente em todos os momentos da sua vida. Não compreendê-la significa também não compreender o mundo onde vive! 
A Física está nos aparelhos elétricos (televisão, microondas, chuveiro...), em ferramentas como a enxada, o martelo e o alicate, nos meios de comunicação (telefones, internet, rádio, satélite...), nos meios de transporte (carros, aviões, metrô, bicicleta...). 
Também está presente na Medicina (raios x, ultrassom, ressonância magnética...), no controle da temperatura (fornos, estufas, garrafa térmica...), em instrumentos como o telescópio, os óculos e o leitor de códigos de barra, em fenômenos como o arco-íris, os relâmpagos, o congelamento dos lagos e o ciclo da água. 
Até nos momentos de lazer: quando vamos a um parque de diversões, nas gangorras e escorregadores, num simples jogo de futebol, quando assistimos a um filme em 3D ou tomamos um banho de piscina, devemos saber que a Física contribui para esse momento.

A Física enquanto Ciência visa atender aos objetivos abaixo, e às habilidades de representação, comunicação, investigação, compreensão e contextualização sócio-cultural descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  Saiba mais no site www.inep.gov.br .
  • A melhoria das condições de vida do Homem, auxiliando os trabalhos que precisa realizar, com ferramentas e máquinas, bem como oportunizando seu lazer (através de TV, DVD, CD, jogos eletrônicos...);
  • O desenvolvimento da Ciência, permitindo-nos saber mais sobre nosso mundo (como as forças da Natureza, a evolução do Universo...); contribuir para a evolução de outras ciências (como a Genética, a Astronomia, a Nanotecnologia, a Medicina...);
  • O desenvolvimento do raciocínio lógico, tornando as pessoas mais esclarecidas e participativas nas ações da sociedade (como a construção de usinas, a poluição do Planeta, economia de água e energia...).
    Fique ligado... como dizia Cazuza, "o tempo não pára" !!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário