10 de jun. de 2011

Habilidades desenvolvidas no Ensino Médio através da Física


1.        Memorizar os conhecimentos, para utilizá-los em situações posteriores.
2.        Concentrar sua atenção para executar uma determinada atividade.
3.        Demonstrar iniciativa na superação das dificuldades.
4.        Demonstrar responsabilidade no cumprimento de tarefas.
5.        Ler com clareza e desenvolver a boa expressão oral.
6.        Escrever corretamente, com clareza e coerência.
7.        Elaborar sínteses ou esquemas explicativos dos temas estudados.
8.        Trabalhar em equipe, respeitando as capacidades e diferenças de cada pessoa.
9.        Utilizar a linguagem científica, partindo de equações e conceitos corretos, unidades e instrumentos de medida.
10.    Compreender fenômenos naturais e tecnológicos da atualidade.
11.    Interpretar as diferentes formas de informação (verbal, geométrica, quadrinhos, gráficos, tabelas ou imagens).
12.    Usar processos criativos no dia-a-dia, relacionando as linguagens: artística, corporal, lingüística e científica, para expressar um determinado assunto.
13.    Demonstrar raciocínio lógico na resolução de problemas.
14.    Efetuar os cálculos corretamente.
15.    Entender informações contidas em aparelhos, embalagens de alimentos, contas de
luz e água, placas de trânsito, noticiários, etc.
16.    Selecionar e organizar informações obtidas de várias fontes (revista, enciclopédia, jornal, internet...).
17.    Discernir aspectos essenciais e secundários em uma dada situação.
18.    Reconhecer a importância da Ciência para a Sociedade e a sua evolução permanente (através das teorias e das relações com a Tecnologia e o Planeta).
19.    Relacionar o conhecimento científico com o de outras áreas (História, Filosofia, Literatura, Geografia, Língua Estrangeira...), contribuindo com sua interpretação específica para o Homem entender a complexidade de certos temas.
20.    Ser capaz de argumentar suas opiniões e, com isso, ter voz de cidadão na comunidade em que vive. Em outras palavras, possibilitar o exercício da cidadania.
                                                                                                                                                                     
BIBLIOGRAFIA:  
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário